Palmares é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Localiza-se na região da Mata Sul do estado, é conhecida como “Atenas Pernambucana”, “Capital da Mata Sul” e “Terra dos poetas”, por ser o berço de ilustres e renomados poetas, romancistas, jornalistas, políticos, militares, artistas e etc…Os quais ajudaram a projetar o município no restante do país.
Trata-se de uma cidade tradicional e muito importante na história do Estado de Pernambuco. Seu nome também é uma homenagem ao Quilombo dos Palmares, que se instalou no seu entorno e resistiu durante muito tempo sob o comando do valente negro Zumbi. Palmares tem como principal atividade econômica a agroindústria açucareira e no comercio, também se destaca a agricultura. No lazer todos os anos as festas tradicionais o festival nacional do Forró-Mares, evento que simboliza um São João fora de época e sempre conta com grandes atrações do cenário musical brasileiro durante quatro dias de festa, geralmente um final de semana entre setembro e dezembro.
Há também os locais tradicionais de visitação pública, o casarão do Engenho Verde (1841) onde nasceu o romancista Hermilo Borba Filho; a biblioteca pública municipal; a ponte de ferro sobre o rio Pirangy (1882); a loja Maçônica Fraternidade Palmarence( 1932) que foi a pioneira no Estado de Pernambuco, entre outros atrativos de igual importância para os amantes da história.